O curso abordará de maneira prática a importação direta de bens voltados para pesquisa cientifica, baseado na Lei 8.010/90, com foco nas instituições de ensino e pesquisa, estaduais e federais, pesquisadores, técnicos administrativos, ligados ou não à área de compras, responsáveis por prestações de contas de convênios.
PÚBLICO ALVO
Preferencialmente, ter conhecimento das rotinas administrativas ligadas às compras públicas e gerenciamento de recursos.
OBJETIVO
Capacitar pesquisadores e técnicos das instituições de ensino, pesquisa e demais entidades públicas que atuem com importação direta de equipamentos, com base na Lei 8.010/90, sem intermediações, tirando proveito dos benefícios fiscais e prerrogativas tributárias afetas às entidades públicas.
CRONOGRAMA
Curso | Dia da Semana | Data |
Horário
|
Importação Aplicada ao Setor Público | Segunda | 05/08/2013 | 18h30 às 21h30 |
Quarta | 07/08/2013 | 18h30 às 21h30 | |
Quinta | 08/08/2013 | 18h30 às 21h30 | |
Sábado | 10/08/2013 | 08h às 12h e 13h às 16h | |
Segunda | 12/08/2013 | 18h30 às 21h30 | |
Quarta | 14/08/2013 | 18h30 às 21h30 | |
Quinta | 15/08/2013 | 18h30 às 21h30 | |
Sábado | 17/08/2013 | 08h às 12h e 13h às 16h |
Carga horária: 30h
* O Núcleo de Extensão reserva-se ao direito de alterar o cronograma das aulas a qualquer momento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Aspectos Gerais
Conceitos
Normas
2. Fase Preparatória
O planejamento de importação
Estrutura Organizacional/Administrativa básica
Setor de compras/Importação/Exportação;
Habilitação.
3. Abertura do Processo
Identificação dos recursos;
Documentação que embasará a abertura e tramitação da compra na fase de execução
Documentação na fase de pesquisa preço/mercado
CATMAT
Fornecedores e contatos para pesquisa
Fornecedores/fabricantes - exclusivo
Representante no país
Checklist
4. Etapa de Exeução da Compra
Formulário de Planejamento
Checklist
Eleger proposta
Elaborar ofício
Submeter as autoridades competentes
Processos de compras
Desembaraçante
Transporte
5. Fase de Conclusão
6. Erros mais comuns
CORPO DOCENTE:
Prof. Antônio Claudio Pires
contador formado pela universidade federal da bahia, servidor público federal, pós-graduado em gestão pública, responsabilidade fiscal e tecnologia, mestrando pelo HIAC-UFBA, professor universitário da Faculdade D. Pedro II, foi gestor do setor de compras da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação em 2011 – 2012, atualmente é gestor do setor financeiro na mesma institução – PROPG/UFBA. Ganhou em 2012 o prêmio idéias inovadoras em gestão pública, 2ª. Edição realizada pela PRODEP - UFBA com o projeto: criação do núcleo de importação/exportação na Universidade Federal da Bahia.
INVESTIMENTO:
Valor:
R$ 600,00 (seiscentos reais).
Condições de Pagamento:
* Na Secretaria do NEA:
À vista em Dinheiro: 20% de desconto
À vista em Cartão de Débito (Visa ou Master): 20% de desconto
À vista: Boleto
À vista: Empenho
Até 03x s/ juros: Cartão de Crédito Visa/ Master/ HiperCard
* Online
Até 18x c/ juros: PagSeguro
COORDENAÇÃO:
Realização: NEA - Núcleo de Extensão em Administração.
Observações: Na hipótese do(a) faciclitador(a) fornecer o material, o valor de investido já inclui o valor do material didático. Os alunos que obtiverem freqüência igual ou superior a 75% receberão certificado de extensão, até 15 dias após o término do curso.
ATENÇÃO O NEA - Núcleo de Extensão em Administração - reserva-se ao direito de alterar datas, horários e mesmo cancelar programas, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, este será substituído sem alteração do programa.
LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AULAS
Escola de Administração da UFBA
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n.
Vale do Canela - Salvador - Bahia.
CEP: 40.110-903
Ponto de Referência:
1. Próximo ao Centro Médico do Vale
2. Em frente a Faculdade de Medicina da UFBA
3. Ao lado da Faculdade de Educação da UFBA
CONTATO
Telefone: (71) 3283-7333 / 7334 / 7679
Email: nea@ufba.br; neaadm@gmail.com