Preço dos imóveis tem queda real pelo quinto mês seguido
Casa afundando: Sete cidades registraram variação nominal negativa no preço dos imóveis em marçoPriscila Yazbek, de Exame.com São Paulo - Em março, o preço médio do metro quadrado dos imóveis no Brasil registrou tímida alta de 0,14%, segundo oÍndice FipeZap, um dos principais indicadores da flutuação de preços domercado imobiliário brasileiro.
Como a variação ficou abaixo da inflaçãoesperada para o mês, de +1,40% - expectativa para o IPCA, segundo o Boletim Focus do Banco Central -, é possível dizer que o indicador apresentou queda real pela quinta vez consecutiva na comparação mensal.
Na base de comparação anual também foi registrada queda real: enquanto o valor do metro quadrado subiu 5,34% nos últimos 12 meses, a inflação deve registrar alta de 8,21%, segundo a estimativa do Boletim Focus.
No primeiro trimestre do ano, o preço médio dos imóveis registrou valorização de 0,69%, ante uma expectativa de alta de 3,91% para o IPCA. Isso significa que, no acumulado do ano, os imóveis registram queda real de 3,1%.
O valor médio do metro quadrado no país ficou em 7.491 reais no mês de março. O Rio de Janeiro continua com o preço médio mais caro, de 10.650 reais, seguido por São Paulo, com média de 8.538 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário