20 de julho de 2013

MINI CURSO DE IMPORTAÇÃO DIRETA PARA EQUIPAMENTOS PERMANENTES VOLTADOS PARA PESQUISA CIENTÍFICA

O curso abordará de maneira prática a importação direta de bens voltados para pesquisa cientifica, baseado na Lei 8.010/90, com foco nas instituições de ensino e pesquisa, estaduais e federais, pesquisadores, técnicos administrativos, ligados ou não à área de compras, responsáveis por prestações de contas de convênios.

PÚBLICO ALVO
Preferencialmente, ter conhecimento das rotinas administrativas ligadas às compras públicas e gerenciamento de recursos. 

OBJETIVO
Capacitar pesquisadores e técnicos das instituições de ensino, pesquisa e demais entidades públicas que atuem com importação direta de equipamentos, com base na Lei 8.010/90, sem intermediações, tirando proveito dos benefícios fiscais e prerrogativas tributárias afetas às entidades públicas. 

CRONOGRAMA
CursoDia da SemanaData
Horário

Importação Aplicada ao Setor PúblicoSegunda05/08/201318h30 às 21h30
Quarta07/08/201318h30 às 21h30
Quinta08/08/201318h30 às 21h30
Sábado10/08/201308h às 12h e             13h às 16h
Segunda12/08/201318h30 às 21h30
Quarta14/08/201318h30 às 21h30
Quinta15/08/201318h30 às 21h30
Sábado17/08/201308h às 12h e             13h às 16h
Carga horária: 30h
* O Núcleo de Extensão reserva-se ao direito de alterar o cronograma das aulas a qualquer momento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Aspectos Gerais
   Conceitos
   Normas
2. Fase Preparatória
  O planejamento de importação
    Estrutura Organizacional/Administrativa básica
    Setor de compras/Importação/Exportação;
    Habilitação.
3. Abertura do Processo
   Identificação dos recursos;
   Documentação que embasará a abertura e tramitação da compra na fase de execução
   Documentação na fase de pesquisa preço/mercado
   CATMAT
   Fornecedores e contatos para pesquisa
   Fornecedores/fabricantes - exclusivo
   Representante no país
   Checklist
4. Etapa de Exeução da Compra
   Formulário de Planejamento
   Checklist
   Eleger proposta
   Elaborar ofício
   Submeter as autoridades competentes
   Processos de compras
   Desembaraçante
   Transporte
5. Fase de Conclusão
6. Erros mais comuns

CORPO DOCENTE:
Prof. Antônio Claudio Pires
contador formado pela universidade federal da bahia, servidor público federal, pós-graduado em gestão pública, responsabilidade fiscal e tecnologia, mestrando pelo HIAC-UFBA, professor universitário da Faculdade D. Pedro II, foi gestor do setor de compras da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação em 2011 – 2012, atualmente é gestor do setor financeiro na mesma institução – PROPG/UFBA. Ganhou em 2012 o prêmio idéias inovadoras em gestão pública, 2ª. Edição realizada pela PRODEP - UFBA com o projeto: criação do núcleo de importação/exportação na Universidade Federal da Bahia.

INVESTIMENTO:
Valor:
R$ 600,00 (seiscentos reais).
Condições de Pagamento:
Na Secretaria do NEA:
À vista em Dinheiro: 20% de desconto
À vista em Cartão de Débito (Visa ou Master): 20% de desconto
À vista: Boleto
À vista: Empenho
Até 03x s/ juros: Cartão de Crédito Visa/ Master/ HiperCard
* Online
Até 18x c/ juros: PagSeguro
COORDENAÇÃO:
Realização: NEA - Núcleo de Extensão em Administração.

Observações: Na hipótese do(a) faciclitador(a) fornecer o material, o valor de investido já inclui o valor do material didático. Os alunos que obtiverem freqüência igual ou superior a 75% receberão certificado de extensão, até 15 dias após o término do curso.

ATENÇÃO O NEA - Núcleo de Extensão em Administração - reserva-se ao direito de alterar datas, horários e mesmo cancelar programas, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, este será substituído sem alteração do programa.


LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AULAS
Escola de Administração da UFBA
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n.
Vale do Canela - Salvador - Bahia.
CEP: 40.110-903

Ponto de Referência:
1. Próximo ao Centro Médico do Vale
2. Em frente a Faculdade de Medicina da UFBA
3. Ao lado da Faculdade de Educação da UFBA


CONTATO
Telefone: (71) 3283-7333 / 7334 / 7679
Email: nea@ufba.br; neaadm@gmail.com

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