20 de abril de 2017

MICHEL TEMER, 91% DE REPROVAÇÃO, SEGUNDO PESQUISA IBOPE




Michel Temer chegou a um dígito de popularidade. Nova pesquisa nacional do Ibope, publicada aqui com exclusividade, mostra o presidente com 9% de ótimo ou bom. É um ponto a menos do que em março, e quatro a menos do que em setembro. A tendência de queda continuada é anterior à Lista de Fachin. A pesquisa fechou antes de as delações da Odebrecht com citações a Temer e oito ministros seus explodirem nas mídias tradicionais e sociais.
Defensores do presidente costumam dizer que a desaprovação é geral, que a revolta é contra todos os políticos. Pode ser, mas com Temer é pior, bem pior. A taxa de ótimo e bom dos governadores é mais do que o dobro da do presidente: 22%. E a dos novos prefeitos, quatro vezes superior à de Temer: 37%.
Mais importante é que, comparando-se esses resultados com os de dezembro de 2015 (última vez que o Ibope avaliou as três esferas de governo ao mesmo tempo), Temer é o único em baixa. Na média nacional, o ótimo e bom dos governadores cresceu três pontos, e a dos prefeitos aumentou de 24% para 37%. O salto de 13 pontos se explica pelo fato de os prefeitos recém-eleitos terem sido empossados há cem dias. Mas os governadores estão há mais tempo no poder do que o presidente, alguns com governos quebrados.
A amostra da pesquisa não permite extrair recortes estaduais, mas, mesmo no Sudeste, onde o Rio de Janeiro passa pela mais grave crise fiscal de sua história, a taxa de ótimo e bom dos quatro governadores é, na média, o dobro da de Temer: 17% a 8%. No Nordeste, então, é uma lavada: 33% a 5% para os governadores. Comparar a popularidade de Temer com a dos prefeitos nordestinos é covardia: 44% a 5%. Também no Sudeste, 35% a 8%.
Por que Temer é tão mais impopular que prefeitos e governadores?
Embora em sua gestão a diferença de popularidade seja maior do que na da antecessora, ele já pegou a Presidência em baixa. Em abril de 2015, quando Dilma Rousseff ainda estava no Planalto, o ótimo/bom presidencial já era metade do dos outros governantes. Temer ampliou esse gap de popularidade por três motivos: desemprego maior, renda menor e reforma da Previdência.
Pesquisa Ibope/CNI mostrou que, em março, o noticiário sobre mudanças na aposentadoria despertou mais do que o dobro da atenção que as notícias sobre corrupção e Lava Jato. Raro, o fato sugere que parte da população entendeu que o governo pretende atrapalhar sua vida. Somem-se a dificuldade recorde de conseguir emprego e a diminuição da renda familiar vinda do trabalho e está explicado porque quase 60% dos mais pobres e dois terços dos nordestinos acham Temer ruim ou péssimo.
Quando Dilma chegou a um dígito de ótimo/bom, na primavera de 2015, o então vice fez a profecia autorrealizável de que seria difícil para ela manter-se no cargo por mais três anos. Apesar de ele acrescentar que não mexia uma palha para virar presidente, a declaração de Temer virou manchete, seu aliado Eduardo Cunha deflagrou o impeachment e Dilma caiu em sete meses. Cabe perguntar: por um ano e nove meses, dá para segurar?
É mais provável que sim do que não. Por ao menos cinco razões. Embora crescente, a taxa de ruim/péssimo do atual governo (56%) ainda é bem menor que a do pior momento de Dilma (70%, em dezembro de 2015). Empresários querem que Temer fique para aprovar reformas. Embora decrescente, a maioria do governo no Congresso ainda é expressiva. O presidente da Câmara não é Eduardo Cunha, mas o genro do secretário-geral da Presidência.
O quinto motivo é o principal: o presidente não tem um vice dizendo abertamente ser difícil ele se manter no cargo com um único e solitário dígito de popularidade. Para Temer sair antes do palácio é preciso haver alguém querendo entrar logo.

ANIVERSÁRIO DE IPIRÁ, DIA 20 DE ABRIL: UM POUCO DA HISTÓRIA DO "CAMISÃO"

IPIRÁ, UM POUCO DA SUA HISTÓRIA.  EM 20 DE ABRIL COMPLETA 162 ANOS - IPIRÁ TAMBÉM É CONHECIDA, CARINHOSAMENTE, POR "CAMISÃO".

Foto: Prefeitura Municipal de Ipirá

Ipirá desmembrou-se de Feira de Santana e foi automaticamente criada pela resolução provincial de número 520 em 20 de abril de 1855 com o topônimo de Santana do Camisão e pelo decreto 7521 de 20 de julho de 1931, passou a chamar-se IPIRÁ, nome de origem indígena cujo significado é IPI = Rio e RÁ = Peixe, nome do rio que banha parte das nossas terras chamado Rio do Peixe.
DAS ORIGENS
Santana do Camisão, mais conhecido como Camisão, ainda hoje, divaga no terreno das especulações. Várias são as hipóteses que explicam a origem do topônimo Camisão e dentre elas, por apresentarem resquícios de logicidade temos:
O HOMEM DO CAMISÃO
Conta-se que teria existido um velho desterrado português que era proprietário de um rancho e que por sua hospitalidade para com os que aqui passavam e por vestir longas camisolas de algodão, ficou conhecido por todos como o Homem do Camisão, originando-se assim o nome Camisão
DO CORONEL CAMISÃO
Outra hipótese é de que o nome Camisão originou-se do Coronel Manoel Maria Camisão, entradista português homenageado pelo Governador Geral do Brasil ao dar seu nome ao aglomerado de ranchos aqui existentes. O mesmo é descendente do herói da retirada de Laguna durante a Guerra do Paraguai, Tenente Coronel Carlos de Moraes Camisão.
ESTATÍSTICAS E DADOS  DE IPIRÁ
Município de Ipirá
Bandeira de Ipirá
Brasão de Ipirá
BandeiraBrasão
Hino
Aniversário20 de abril
Fundação1855
Gentílicoipiraense
Padroeiro(a)Sant'ana
CEP44600-000

MesorregiãoCentro Norte Baiano IBGE/2008[1]
MicrorregiãoFeira de Santana IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesSerra PretaIpecaetáRafael JambeiroRiachão do JacuípePé de SerraCapela do Alto AlegrePintadasBaixa GrandeMacajubaRuy BarbosaItaberaba e Iaçu.
Distância até a capital202 km
 
Área3 060,263 km² [2]
População62 253 hab. IBGE/2013[3]
Densidade20,34 hab./km²
ClimaSemi-Árido
Fuso horárioUTC−3

IDH-M0,549 baixo PNUD/2010[4]
Gini0,52 PNUD/2010[5]
PIBR$ 245,888 mil IBGE/2009[6]
PIB per capitaR$ 3,953 37 IBGE/20

Localização de Ipirá

Fontes: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ipir%C3%A1
https://www.caboronganoticias.com/feliz-aniversario-ipira/
http://teen.ibge.gov.br/calendario-teen-7a12/evento/3402-aniversario-de-ipira-ba.html
http://www.ipira.ba.gov.br/?page_id=14

Postagens