6 de julho de 2013

CHAMADA PÚBLICA (01.2013) - Propostas Individuais de Interesse para Preenchimento de Cargos de Gestão

Governo Federal
Ministério da Educação
Universidade Federal do Sul da Bahia


CHAMADA PÚBLICA DE PROPOSTAS INDIVIDUAIS DE INTERESSE

Chamada Pública 01/2013


A Universidade Federal do Sul da Bahia, por deliberação de sua Comissão de Implantação (Portaria 108/2013/SESu/MEC), comunica que receberá Propostas Individuais de Interesse para preenchimento de cargos de gestão acadêmica e administrativa.

Constituem objeto desta Chamada Pública 01/2013 os seguintes Cargos de Direção (CD),
sob designação pro-tempore:


Nível CD-2:
Pró-Reitor de Administração e Planejamento (PROAP)
Pró-Reitor de Coordenação Acadêmica (PROAC)
Pró-Reitor de Tecnologia de Informação e Comunicação (PROTIC)
Pró-Reitor de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS)
Assessor-Chefe de Relações Internacionais (Reitoria)
Assessor-Chefe de Assuntos Estratégicos (Reitoria)
Assessor-Chefe de Comunicação e Relações Institucionais (Reitoria)
Nível CD-3:
Diretor-Geral do Gabinete da Reitoria (Itabuna)
Diretor-Geral do Campus I (Itabuna)
Diretor-Geral do Campus II (Porto Seguro)
Diretor-Geral do Campus III (Teixeira de Freitas)
Decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado (IHAC/Itabuna)
Decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Sosígenes Costa (IHAC/Porto Seguro)
Decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Paulo Freire (IHAC/Teixeira de Freitas)
Decano do Centro de Formação em Comunicação e Artes (CFCA/Itabuna)
Decano do Centro de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação (CFCTI/Itabuna)
Decano do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS/Porto Seguro)
Decano do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAM/Porto Seguro)
Decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS/Teixeira de Freitas)
Diretor de Gestão da Aprendizagem (PROAC/Itabuna)
Diretor de Pesquisa, Inovação e Criação (PROAC/Itabuna)
Diretor de Extensão e Cooperação Técnica (PROAC/Itabuna)
Diretor de Planejamento e Avaliação (PROAP/Itabuna)
Diretor de Administração Geral (PROAP/Itabuna)
Diretor de Desenvolvimento de Pessoas (PROAP/Itabuna)
Diretor de Gestão de Sistemas (PROTIC/Itabuna)
Diretor de Aplicações e Processos (PROTIC/Itabuna)
Diretor de Prospecção de Inovações (PROTIC/Itabuna)
Diretor de Gestão Ambiental (PROSIS/Itabuna)
Diretor de Assuntos Estudantis (PROSIS/Itabuna)
Diretor de Integração Social (PROSIS/Itabuna)

Perfil dos Proponentes:
a.     Servidor Público do quadro estatutário das Instituições Federais de Ensino Superior, quadro de docentes e servidores do MEC, incluindo aposentados das IFES ou de outros órgãos do Serviço Público Federal.
b.     Portador de título de Doutorado ou equivalente.
c.     Expertise reconhecida nos respectivos campos de atuação.
d.     Larga experiência nos cargos/funções previstos.
e.     Proficiência em língua estrangeira (preferencialmente, no idioma Inglês).
Inscrições:
a.     acesso à página institucional da Universidade (www.ufsba.ufba.br).
b.     preenchimento de formulário on-line (indicando a posição proposta).
c.     submissão de Proposta Individual de Interesse, conforme parâmetros do Plano Orientador da Universidade.
Abertura de inscrições:
·       Primeira Chamada: 01 de julho/2013
·       Segunda Chamada: 01 de agosto/2013
Processo de avaliação:
a.     apreciação do Currículo Lattes dos proponentes por comissões ad-hoc, compostas por consultores nacionais e internacionais
b.     julgamento das Propostas de Trabalho pelo núcleo inicial de implantação da Universidade
c.     participação em Oficinas de Trabalho e Seminários de elaboração do Plano Estratégico de Implantação da Universidade, sob convite, em calendário a ser divulgado
OS PROPONENTES que tiverem perfil, currículo, experiência e propostas consideradas de interesse para o processo de implantação da Universidade, poderão ser convidados pela Reitoria pro-tempore a integrar sua equipe de gestão, assumir outros cargos/funções de gestão acadêmica ou administrativa ou a compor os futuros quadros docente e de servidores da nova instituição. Para os proponentes convidados que postularem remoção em bases permanentes para a nova instituição, códigos de vagas serão disponibilizados, em nível/titulação equivalente, às respectivas instituições de origem.
OS CARGOS DE DIREÇÃO designados são de provimento “por confiança”. Inscrição e participação nos processos acima referidos não implicam compromisso de convite para preenchimento dos cargos. Um percentual de 10 % dos cargos poderá ser preenchido por proponentes externos ao quadro de docentes e servidores do MEC, incluindo aposentados das IFES ou de outros órgãos do Serviço Público Federal (nesses casos, a remuneração implicará o CD integral).
DURANTE O PROCESSO, todas as propostas submetidas serão tratadas com rigoroso sigilo, sendo o anonimato dos proponentes garantido por termos de compromisso de todos os membros das respectivas comissões.

A UNIVERSIDADE FEDERAL SUL DA BAHIA (UFSBA) – com sedes em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde será instalada a Reitoria – foi concebida para atender às exigências da nova conjuntura econômica e política do Brasil e do mundo contemporâneo, bem como às especificidades sociais e econômicas da Região Sul do Estado da Bahia.
PRINCÍPIOS - A Universidade se funda nos seguintes valores/princípios: inclusão social; excelência acadêmica; compromisso com o desenvolvimento econômico, social e humano da Região; interface sistêmica com a Educação Básica.
DESENHO CURRICULAR - Entre as inovações previstas no seu projeto, encontram-se: arquitetura curricular em Ciclos de Formação, modularidade progressiva e certificações independentes a cada etapa, regime letivo quadrimestral com otimização de equipamentos, instalações, recursos financeiros, gestão de pessoas e trajetórias curriculares, uso intensivo de tecnologias de informação/comunicação em processos de aprendizagem ativa com foco na autonomia.
O INGRESSO de alunos se dará através de Bacharelados Interdisciplinares (BI), via ENEM/SISu ou através da rede de Colégios Universitários (CUNI) instalados nos municípios de maior porte da Região Sul. Para acesso à Rede CUNI, o ENEM será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, em cada município.
A REDE CUNI contará com avaliação presencial e atividades meta-presenciais via equipamentos de teleducação de última geração, conectados à rede digital de alta velocidade que a Universidade implantará no seu território de abrangência. A UFSBA começará suas atividades em 2014, oferecendo vagas de Primeiro Ciclo, em quatro modalidades de BI (Artes, Humanidades, Saúde, Ciência & Tecnologia), nos Institutos de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e na Rede de Colégios Universitários (Rede CUNI). Com a plena implantação da nova universidade prevista para 2020, projeta-se oferta de 9.100 vagas no Primeiro Ciclo, 1.000 vagas presenciais no Segundo Ciclo, e mais 700 vagas em Pós-Graduação.   
Mais dados sobre a Universidade podem ser consultados em:

Itabuna-Bahia, Primeiro de Julho de 2013.

Naomar de Almeida Filho
Reitor pro-tempore
Universidade Federal do Sul da Bahia  

3 de julho de 2013

NAOMAR ALMEIDA NOMEADO REITOR DA UFESBA

Nomeados reitores das duas novas universidades federais baianas


O professor Naomar de Almeida Filho foi nomeado reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O ato foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, quase um um mês após a presidente Dilma Rousseff sancionar a lei de criação da nova universidade.

Mercadante também nomeou Iracema Santos Veloso como reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). As duas universidades têm previsão de começar a funcionar em setembro de 2014, com as primeiras aulas inaugurais.

A Ufesba terá reitoria em Itabuna e campi neste município, além de Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Iracema Veloso foi nomeada para a UFOB.

Já a UFOB terá como sede Barreiras. Naomar e Iracema são professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), instituição tutora das duas novas universidades.

O sul-baiano Naomar de Almeida Filho é formado em medicina e possui mestrado em saúde pública e doutorado em epidemiologia, dentre outros títulos. Foi reitor da Ufba por oito anos. Iracema Veloso é professora da Escola de Nutrição da Ufba e foi pró-reitora de planejamento da universidade federal tutora da Ufob.

2 de julho de 2013

DOIS DE JULHO: LUTA E CONQUISTA!


SALVE DOIS DE JULHO!

o MOMENTO QUE VIVEMOS NO BRASIL NADA MELHOR DO QUE RELEMBRARMOS DAS GRANDES DATAS CÍVICAS DO BRASIL

Festa cívica mais importante para os baianos, o Dois de Julho simboliza a união dos baianos para a consumação do processo de independência do Brasil. Nesta data, o povo toma as ruas para relembrar a grande vitória contra a colônia portuguesa que insistia em permanecer como colonizadores.

A Independência do Brasil não se definiu com o discurso de D. Pedro I em Sete de Setembro de 1822. O Grito do Ipiranga foi, na verdade, um grito de guerra e ela ocorreu no Norte e Nordeste do País. As lutas no Recôncavo baiano foram as mais sangrentas e a Independência da Bahia teve um papel chave na consolidação da Independência do Brasil.

Até 1763, Salvador foi a capital do Brasil. Os portugueses estavam instalados na região há mais de 200 anos. Portugal era, na época, uma das maiores potências mundiais.

O processo de independência do país iniciou-se com os movimentos separatistas do fim do século 18, principalmente em Minas Gerais e Bahia.

A Conjuração Baiana, em 1798, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, foi um movimento abrangente, com grande participação popular. Buscava-se instalar uma república independente e a libertação dos escravos. A revolta foi sufocada pelos portugueses.

Com as pressões pela independência, as tropas portuguesas retiraram-se para províncias do Norte e Nordeste do País, com o comando português centralizado em Salvador.

Em fevereiro de 1822, chegou de Portugal a designação do brigadeiro Madeira de Mello para o comando das Armas, na Bahia. A Câmara Municipal negou-se a dar posse ao novo comandante. A partir de então, iniciou-se as lutas entre portugueses e brasileiros. Os soldados lusos tomaram Salvador. Os brasileiros cercaram a cidade e intensificaram a guerrilha urbana.

As batalhas ocorreram em todo o Recôncavo baiano com os brasileiros inicialmente sob o comando do general Pedro Labatut e, posteriormente, do coronel José Joaquim de Lima e Silva. O exército brasileiro conquistou gradativamente o controle das cidades do Recôncavo.

A batalha decisiva foi a de Pirajá, no subúrbio de Salvador.

Em Dois de julho de 1823, as tropas brasileiras entraram em Salvador.

O entendimento histórico é que, caso os portugueses vencessem na Bahia, haveria um avanço para a reconquista do Sudeste do País. Nesse sentido, as lutas na Bahia foram fundamentais para Independência do Brasil.

A Cabocla
  

Catharina Paraguaçu, representada no monumento ao Dois de Julho do Campo Grande, segura um escudo com a inscrição Independência ou Morte. A índia tupinambá, que viveu no século 16, representa aqui a participação ativa dos caboclos nas lutas pela Independência.
A estátua do escultor italiano Carlo Nicole tem feições de Ártemis, a deusa grega da caça. A adaptação, que seria inimaginável hoje, deve ser entendida dentro do contexto da época em que o Romantismo ainda permeava as inspirações de muitos artistas, como José de Alencar e sua Iracema. Michelangelo traçou o caminho quando esculpiu seu monumental David, com as feições do deus Apolo.

A força e coragem da mulher também na Independência da Bahia/Brasil
Estátua de Maria Quitéria na praça da Soledade, em Salvador. Homenagem a uma das heroínas nas lutas pela Independência. Maria Quitéria de Jesus Medeiros (1792-1853) alistou-se, disfarçada de homem, no Exército Brasileiro para lutar pela Independência do Brasil. Combateu com heroísmo nas batalhas da Barra do Paraguaçu, Pituba, Itapuã e outras. Recebeu de D. Pedro I a condecoração de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro. Foi a primeira mulher a fazer parte de uma unidade militar no Brasil.
Nota: o saiote é uma alegoria desnecessária. Maria Quitéria lutou de calças.

Postagens