27 de outubro de 2023

ANOVERSÁRIO DO LULA - ELE FAZ 78 ANOS EM 27/10 E NASCEU EM 27/10/19/1945

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 78 anos nesta sexta-feira (27). Apoiadores se reuniram no Palácio da Alvorada para felicitares Lula, que desceu do carro, durante sua saída para o Palácio do Planalto, para cumprimentar as pessoas.

Hoje, a agenda do presidente está enxuta, com apenas uma reunião com os ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; além de um encontro com jornalistas.

Lula tem duas datas de aniversário

O aniversário de Lula costuma gerar uma certa confusão, isso porque ele tem duas datas: uma no dia 6 de outubro e outra no dia 27 de outubro.

A data oficial é dia 27 de outubro de 1945. No entanto, a família, que morava no interior de Pernambuco, só conseguiu registrar o nascimento dele e dos outros filhos anos depois. Devido a uma confusão do escrivão, a data registrada acabou sendo 6 de outubro.

26 de outubro de 2023

EQUIPARAÇÃO DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

Ministra da Gestão pede alteração no PLDO 2024 que tira trava sobre reajuste em benefícios.

CONDSEF. Públicado: 04/10/2023



Com a alteração ficaria autorizado concessão de reajuste em percentual superior à variação acumulada do IPCA, sendo possível que o valor real do auxílio-alimentação e pré-escolar no Executivo se aproximem dos pagos pelos demais órgãos.

Condsef/Fenadsef Após Dia Nacional de Luta em todo o Brasil com atos em diversas capitais e movimento também nas redes sociais, os servidores já podem comemorar um avanço. Atendendo a pedidos de entidades sindicais, a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, encaminhou para a comissão da proposta de lei e diretrizes orçamentárias (PLDO) 2024, o pedido de retirar travas sobre reajustes para benefícios, incluindo auxílio-alimentação e pré-escolar. A equiparação dos valores dos benefícios entre os Três Poderes é uma das principais demandas da Campanha Salarial 2024. A ministra encaminhou ofício de alteração ao PLDO 2024 para possibilitar que o Poder Executivo possa utilizar de outras métricas para que o valor real do auxílio-alimentação e pré-escolar se aproximem dos valores pagos pelos demais órgãos governamentais. O parecer preliminar do relator, deputado Danilo Forte (União/CE), ao PLDO de 2024 ainda aguarda deliberação na Comissão Mista de Orçamento (CMO). A alteração possibilitaria reajuste dos benefícios obrigatórios aos agentes públicos e seus dependentes. Além disso, o Poder Executivo ficaria autorizado a conceder reajuste em percentual superior à variação acumulada do IPCA, não podendo o valor nominal superar o valor médio dos benefícios concedidos pelos demais Poderes da União e órgãos constitucionalmente autônomos. 


Mobilização é fundamental A retirada dessas travas para que o reajuste nos benefícios seja superior à variação acumulada do IPCA é um importante avanço, mas não a garantia do atendimento da reivindicação urgente de equiperação dos valores com os Três Poderes. Por isso, a mobilização dos servidores continua sendo fundamental para que os avanços em nossas demandas de fato aconteçam. Ontem, em Brasília, uma comissão de servidores representados pelo Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais, foi recebida pelo secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Feijóo. Feijóo sinalizou que uma nova reunião da MNNP deve ocorrer somente em novembro, mas não descartou a possibilidade de apresentar alguma proposta aos servidores. No encontro as entidades cobraram detalhes sobre o que o governo tem para apresentar. Para Pedro Armengol, diretor da Condsef/Fenadsef e da CUT, as portas para o avanço no atendimento de demandas urgentes não parecem estar fechadas, mas vão depender muito do poder de mobilização da categoria. A luta por recomposição salarial, reestruturação de carreiras, equiparação dos benefícios, revogaço e contra a PEC 32 deve seguir em todos os estados. No sábado, 7, servidores realizam uma plenária presencial, em Brasília. A agenda de atividades em defesa da pauta de reivindicações da categoria continua. Acompanhe e participe. Valorizar os servidores é fortalecer o Brasil!


A retirada dessas travas para que o reajuste nos benefícios seja superior à variação acumulada do IPCA é um importante avanço, mas não a garantia do atendimento da reivindicação urgente de equiperação dos valores com os Três Poderes. Por isso, a mobilização dos servidores continua sendo fundamental para que os avanços em nossas demandas de fato aconteçam. Ontem, em Brasília, uma comissão de servidores representados pelo Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais, foi recebida pelo secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Feijóo.

Feijóo sinalizou que uma nova reunião da MNNP deve ocorrer somente em novembro, mas não descartou a possibilidade de apresentar alguma proposta aos servidores. No encontro as entidades cobraram detalhes sobre o que o governo tem para apresentar. Para Pedro Armengol, diretor da Condsef/Fenadsef e da CUT, as portas para o avanço no atendimento de demandas urgentes não parecem estar fechadas, mas vão depender muito do poder de mobilização da categoria.

A luta por recomposição salarial, reestruturação de carreiras, equiparação dos benefícios, revogaço e contra a PEC 32 deve seguir em todos os estados. No sábado, 7, servidores realizam uma plenária presencial, em Brasília. A agenda de atividades em defesa da pauta de reivindicações da categoria continua. Acompanhe e participe. Valorizar os servidores é fortalecer o Brasil!

Postagens