3 de agosto de 2015

QUEM SÃO OS VERDADEIROS DONOS DA "FRIBOI"? FAMÍLIA DE LULA PROCESSARÁ RESPONSÁVEIS POR BOATOS.


Família de Lula processará responsáveis por boatos


por Lino Bocchini — publicado 28/01/2015 18h53, última modificação 29/01/2015 06h20


Iniciativa contra o responsável pela divulgação da informação falsa de que o filho do ex-presidente é proprietário do frigorífico Friboi é apenas o começo da investida


Nesta terça-feira 27 Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, anunciou que iria processar o ex-candidato à presidência da República pelo PV, Eduardo Jorge, por conta de um tuíte divulgado no último domingo 18. A mensagem divulgava um antigo boato que ganha força todo período eleitoral, o de que Lulinha (apelido de Fábio) seria o dono do frigorífico Friboi. Na verdade a Friboi pertence ao grupo JBS, do qual fazem parte outras marcas como Swift e Seara. O proprietário é de Joesley Batista.

Lulinha errou o alvo. O tweet havia sido feito por uma conta falsa que se passa por Eduardo Jorge. A conta oficial do político é@EduardoJorge43, e a conta responsável pelo tweet é a @EduadoJorge43. O post em questão foi apagado. O Instituto Lula informou que não há processo contra o ex-candidato do PV, e sim uma “interpelação judicial” para se apurar se era ou não Jorge o responsável pela conta. Não sendo, informa o Instituto, será buscado o responsável “por dizer mentiras sobre o filho do ex-presidente” e aí então “se buscará responsabilizar o autor das calúnias”.

Apesar de ter atirado no alvo errado (ameaçado Eduardo Jorge quando não foi ele o autor da difamação), CartaCapital apurou que a resposta marca uma mudança de postura do ex-presidente Lula e de seus familiares em relação aos ataques difamatórios que lhes são dirigidos diariamente. A partir de agora os responsáveis serão processados.

O tweet que irritou o filho de Lula brincava com o bordão da então candidata à reeleição Dilma Roussef, que repetiu durante o período eleitoral que não mexeria nos direitos trabalhistas "nem que a vaca tussa". Dizia a mensagem do fake: "A vaca que tossiu não é do frigorífico do filho do Lula. Então pode comer à vontade".

Na interpelação judicial os advogados de Lulinha afirmam, entre outros argumentos que é “vítima de atos criminosos na internet que lhe atribuem, de forma mendaz, a propriedade de fazendas e, ainda, a participação societária em frigoríficos e empresas do gênero. Invariavelmente, tais afirmações – associadas a insinuações ou afirmações da prática de alguma conduta irregular ou ilegal – são lançadas por pessoas que se colocam no plano político como adversárias do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual o genitor do interpelante, como é público e notório, já foi eleito Presidente da República em duas oportunidades”.

O boato difamatório de que “Lulinha é dono da Friboi” existe há anos e já foi desmentido diversas vezes por todos os envolvidos. Na última campanha, esta e outras informações mentirosas alimentaram uma grande quantidade de memes que circularam com força em toda a internet, em especial nas redes sociais e no Whatsapp.


LEIAM TAMBÉM:



Filho de Lula ri de história sobre fazendas e Friboi. Fábio Luís, acusado de ser dono de grandes áreas de terra e supostas mansões e aviões, quer punição a boateiros



Gilberto Nascimentogilberto.nascimento@brasileconomico.com.br

Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula, foi alvo de piadas e brincadeiras de blogueiros presentes à entrevista com o seu pai na terça-feira, em São Paulo. Ele foi questionado por não estar, naquele momento, cuidando de suas fazendas ou administrando os negócios da Friboi. Lulinha riu. O filho do ex-presidente é alvo de boatos na internet de que seria dono de grandes áreas de terra e supostas mansões e aviões, além de empresas. Uma das áreas mostradas é, na verdade, da Escola Superior de Agricultura (Elsalq), de Piracicaba. Agora, ele até trata a questão com bom humor. Mas Lulinha, que acompanhou a entrevista com o pai no Instituto Lula, pediu a abertura de um inquérito no 78º. DP, na capital paulista, para a identificação dos responsáveis por esses comentários.

Seis internautas já foram chamados a depor. Apenas um, Daniel Graziano, ainda não compareceu. Daniel é gerente administrativo e financeiro do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), ligado ao ex-presidente tucano. É filho de Xico Graziano, coordenador da área de internet do pré-candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves. Procurado no iFHC, ele não retornou. Os outros intimados - Roger Lapan, Adrito Dutra Maciel, Silvio Neves, Paulo Cesar Andrade Prado e Sueli Vicente Ortega - disseram acreditar que os comentários sobre compra de fazendas e aviões fossem verdadeiros e não teriam “pensado na hora de fazer as postagens”. O advogado de Lulinha, Cristiano Zanin Martins, diz aguardar o resultado das investigações para definir se entrará ou não com processo contra as pessoas que “macularam a imagem” de seu cliente.

Filho pop

Lulinha mora no Paraíso, na capital paulista, numa área de classe média. No seu prédio, nenhum morador conversa com ele. Por outro lado, diz ser abordado o tempo todo pelos porteiros, faxineiros, garçons e frentistas que querem bater papo e perguntar sobre seu pai.

Pessoa com deficiência é tema comum

O presidenciável Aécio Neves (PSDB) visitou ontem a Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Paradesporto, em São Paulo, com a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica. Especulada para ser vice do tucano, a deputada afirma que o assunto não foi tratado por eles. O ex-presidente Lula teve uma agenda com tema semelhante. Visitou o projeto “Andar de Novo”, do neurocientista Miguel Nicolelis. O pesquisador desenvolve um exoesqueleto robótico movido pelo cérebro, para pessoas com paralisia voltarem a andar. O sonho da equipe é que um paciente use o equipamento para dar o pontapé inicial da Copa.

Contra o PT, Geddel sairá ao Senado

Inimigo do PT na Bahia, apesar de ter ocupado cargos nos governos Lula e Dilma, o ex-deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB) confirmou sua aliança com o DEM na eleição estadual deste ano. Ele vai disputar o Senado, com o apoio do prefeito de Salvador, ACM Neto. O candidato da chapa ao governo será o ex-governador Paulo Souto. Em seu Twitter, Geddel explica que disputou “a prerrogativa” de concorrer ao governo e foi derrotado, sem “lamento ou amargor”.

Simon decide adiar sua aposentadoria

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) deve disputar a reeleição. O veterano político gaúcho chegou a cogitar sua aposentadoria, depois de três mandatos consecutivos. Ele se reuniu com o pré-candidato do partido ao governo, Ivo Sartori. Os peemedebistas gaúchos estão próximos de se aliar ao PSB no Estado e devem apoiar o presidenciável Eduardo Campos.

Um comentário:

Postagens