24 de maio de 2017

BAHIA CAMPEÃO DA COPA DO NORDESTE 2017!!

PELA 3º VEZ O BAHIA CONQUISTA O TÍTULO DE CAMPEÃO DA COPA DO NORDESTE



A Copa do Nordeste de Futebol (também conhecida como Nordestão, Campeonato do Nordeste e Lampions League) é uma competição de futebol disputada entre equipes da Região Nordeste do Brasil.

Considerado um dos campeonatos regionais mais importantes do país (por alguns, o mais importante), o "Nordestão" foi uma competição intermitente no calendário do futebol brasileiro em seus primeiros anos. Organizada oficialmente pela primeira vez em 1994, o torneio foi disputado continuamente entre 1997 e 2003, época em que passou a ser organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).[nota 1] Teve quase todas suas edições canceladas entre 2004 e 2012, com exceção da edição de 2010. Retornou novamente ao calendário do futebol brasileiro em 2013.

Das 13 edições realizadas, houve sete clubes campeões. O Vitória é o maior vencedor do "Nordestão", com quatro títulos,[2][3][nota 2] seguido do Sport Recife, com três conquistas, do Bahia, com duas, e de América de Natal, Campinense, Ceará e Santa Cruz, com uma conquista cada.

Entre as edições de 2014 e 2016, o campeão garantiu também uma vaga na Copa Sul-Americana.[nota 3] A partir da edição de 2015, o campeão passou a garantir uma vaga no torneio amistoso Troféu Asa Branca.[5] A partir da edição de 2017, o campeão garante vaga direta às oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte.

O Campinense, campeão da edição de 2013, é o único a conquistar o torneio sem levar nenhum gol em seus domínios. O confronto mais vezes repetido em toda a história da competição é entre Vitória e América de Natal, com 21 jogos. Foram 14 vitórias do rubro-negro baiano, 4 do alvirrubro potiguar, além de 3 empates.[6] O América é também a única equipe que esteve em todas as edições do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens