13 de dezembro de 2017

LULA SERÁ JULGADO EM 24 DE JANEIRO DE 2018 NO TRF4 - CURITIBA


Julgamento de Lula, a primeira data crucial da eleição presidencial de 2018


O julgamento em segunda instância sobre o caso triplex de Guarujá do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será realizado às 8h30 do dia 24 de janeiro de 2018, na sede do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4). O Tribunal Regional Federal da 4ª região divulgou a data do recurso nesta terça-feira (12/12)

O Ex-presidente já foi condenado em primeira instância, pelo juiz Sergio Moro, a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo envolvendo o imóvel.

A corrida presidencial de 2018 pode sofrer uma baixa relevante logo no início do próximo ano. O Tribunal Regional Eleitoral da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, marcou para o dia 24 de janeiro o julgamento dos recursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado pelo juiz Sérgio Moro pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Caso o tribunal da segunda instância confirme a condenação, Lula, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto e roda o país em campanha informal, ficaria inelegível, de acordo com as regras da Lei da Ficha Limpa.

Em caso de condenação, a defesa do ex-presidente ainda poderá apelar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir o direito de concorrer em 2018 e suspender os efeitos da Ficha Limpa. A iminência do julgamento de Lula pela segunda instância fez surgir uma série de teorias sobre possibilidades de continuar sua candidatura mesmo diante de novos revezes judiciais. Debate jurídico à parte, os efeitos da possível saída de Lula do páreo já foram sentidos nesta terça-feira. O mero agendamento do julgamento fez o índice Ibovespa disparar nos últimos minutos de pregão e fechar em alta de 1,39%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens