17 de fevereiro de 2013

ÁLCOOL E TRÂNSITO: FÓRMULA CATASTRÓFICA!

NÃO EMBARQUE NESSA!!!

As estatísticas sobre a influência do Álcool nos acidentes de trânsito são assustadoras. Relatórios oficiais indicam que, cerca de 36.000 mortes por ano, esses estudos ainda revelam que, dos 100% dos mortos no trânsito, aproximadamente, 47.000 pessoas, cerca de 75%, são provocados pelo envolvimento de motoristas que ingeriram alguma quantidade de álcool. 
A rede se serviços de Saúde Pública no país gasta boa parte dos seus recursos com internações e tratamentos de acidentados de trânsito. Se cerca de 36.000, morrem vítimas do álcool no trânsito, imagine quantas internações, tratamentos de urgência e emergência são feitos por ano nos hospitais! considerando que do total de acidentes, um percentual entre 3 e 5%, acabam em morte  (consideremos a rede pública como nosso objeto), já que essa rede é paga com recursos público, decorrentes dos Tributos e demais arrecadações governamentais. As cifras são astronômicas!!! São mais de 700.000 acidentes de trânsito no Brasil a cada ano. 
Quantos tratamentos desses são realizados exclusivamente na rede privada? Quais as consequências para a Previdência e Assistência Social, Quanto o país gasta anualmente com as atividades administrativas a serviço da resolução desse problemas (Poder Judiciário, DETRANS, Secretarias de Fazenda, Previdência, etc.)? Todos estes questionamentos servem para que entendamos que, o acidente no trânsito, não só tira vidas, o que já seria suficiente para nos fazer parar!! Mas também, afeta todo o cotidiano  das pessoas e do Estado. É certo que o Estado está aí para prover serviços públicos de qualidade e a todos indistintamente  mais é certo também que a realidade dos serviços prestados pelo estado já não dão conta, na proporção e na qualidade necessárias a resolução dos problemas do dia-a-dia, sem acidentes de trânsito, relacionados ao álcool!
Fontes de dados:
http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal68/saude_AAA.aspx

Abaixo segue um link que dramatiza e trata da questão do uso de álcool e direção. Pensem nisso!!

Fonte: Transport Accident Commission of Australia
<http://www.youtube.com/watch_popup?v=Z2mf8DtWWd8&vq=medium>



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens