17 de fevereiro de 2013

IPIRÁ - COELBA NEGLIGENCIA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO!


Por: Orlando  Santiago Mascarenhas   
e-mail:  osm2112@gmail.com   
14/02/2013

Têm sido constantes e abusivos os cortes de energia elétrica sem o aviso prévio por parte da Coelba em Ipirá (BA), o que obriga o usuário de seus serviços a vexames, prejuízos e a pagar taxa de religação caso tenha sofrido o corte.

O tratamento que esta empresa tem dado aos consumidores ipiraenses carece de uma reflexão e ação mais enérgica por parte da Câmara Municipal de Vereadores (a ‘casa de leis’ que representa os interesses da comunidade ipiraense). É preciso que o Ministério Público esteja atento as práticas abusivas desta multinacional.

Em Ipirá, geralmente os funcionários, desta empresa espanhola, chegam ao seu estabelecimento comercial ou residencial e avisam verbalmente que sua conta de eletricidade está sem pagamento e que vão suspender o fornecimento de sua energia elétrica, após o aviso, já vão rapidamente subindo no poste e desligando a eletricidade. Aconteceu comigo, chegaram a minha residência às 9 horas, eu estava concluindo um trabalho no computador, não esperaram e nem perguntaram se poderiam cortar a energia. Expliquei minha situação, avisei que estava no computador terminando um trabalho, como moro perto de um posto de atendimento da Caixa Econômica, falei que o pagamento seria rápido, implorei encarecidamente aos funcionários, pedi que me dessem no máximo dez minutos para poder pagar as contas, e os mesmos não me deram atenção, só disseram "estamos aqui para cortar", corri para salvar os meus trabalhos e desligar o computador, não deu tempo a energia já havia sido cortada. 

Em Ipirá, geralmente os funcionários, desta empresa espanhola, chegam ao seu estabelecimento comercial ou residencial e avisam verbalmente que sua conta de eletricidade está sem pagamento e que vão suspender o fornecimento de sua energia elétrica, após o aviso, já vão rapidamente subindo no poste e desligando a eletricidade. Aconteceu comigo, chegaram a minha residência às 9 horas, eu estava concluindo um trabalho no computador, não esperaram e nem perguntaram se poderiam cortar a energia. Expliquei minha situação, avisei que estava no computador terminando um trabalho, como moro perto de um posto de atendimento da Caixa Econômica, falei que o pagamento seria rápido, implorei encarecidamente aos funcionários, pedi que me dessem no máximo dez minutos para poder pagar as contas, e os mesmos não me deram atenção, só disseram "estamos aqui para cortar", corri para salvar os meus trabalhos e desligar o computador, não deu tempo a energia já havia sido cortada. 

Conversei com algumas pessoas sobre o ocorrido e soube que a COELBA age assim mesmo, que tal prática é comum em nossa cidade. Quinze minutos após o corte e já ter pago as duas contas de energia, telefonei para a central de atendimento, reclamei que havia esquecido de pagar as contas, mas achava que tal prática de corte de energia sem aviso prévio era desrespeito ao consumidor, no meu caso as contas foram recebidas e colocadas em local que eu não poderia ver e assim me lembrar. As atendentes falaram que o aviso de conta em atraso já vem na própria conta. Eu pergunto, se o aviso vem na própria conta, não vai ser difícil ler e mesmo lembrar? O aviso, com texto na própria conta, apenas diz 'A COELBA informa que você possui contas em aberto', isso não é o bastante, por sinal o aviso é difícil de ser observado e lido, a situação complica ainda mais se por acaso a sua conta foi colocada em um lugar que você não viu ou teve acesso. 

Resultado, mesmo após insistentes telefonemas, dando os dados das duas contas e avisando que as mesmas já se encontravam pagas, pedindo a religação com urgência, que eu precisava voltar ao computador, que eu tinha um trabalho que necessitava ser concluído, e avisar que minha residência é também o meu local de trabalho (tenho alvará que comprova), só tive a energia religada às 15 horas. 

Não recebi aviso prévio, após pago esperei mais de seis horas pela religação. A empresa não podê esperar dez minutos para que a conta fosse paga. Verifica-se o desequilíbrio entre as partes, em face de uma prática comercial abusiva ditada pela parte mais forte. 

Mesmo que você tenha acesso à conta o justo não seria um aviso de pelo menos 24 horas? Deve ficar claro que o fornecimento de energia elétrica é um serviço essencial e que em muitos casos o consumidor não efetua o pagamento não porque não quer, mas porque há situações imprevisíveis que foge a esfera de sua vontade, tais como o atraso no salário, problemas de saúde, esquecimento etc. São diversos os fatores que podem inviabilizar o pagamento da conta de energia elétrica. 

Se cortam ilegalmente em pleno Centro da cidade, usando os argumentos que querem, e sem dar ao menos 10 minutos para o usuário correr e pagar. Já pensou o que a COELBA não faz nos bairros periféricos e com as pessoas menos esclarecidas? 

Eu pergunto as autoridades governamentais e ao povo de Ipirá, isso está certo? É preciso o cidadão, o consumidor passar por esse vexame e humilhante processo? Isso é abusivo, não é prática civilizada, Isso é coisa de quinto mundo, parece prática nazista.

O que está acontecendo é que esta empresa está ignorando a dignidade e o respeito aos usuários, que pagam uma das tarifas de eletricidade mais caras do mundo e mesmo assim passam por situações humilhantes e vexatórias. Os clientes estão ficando em 2º plano, ou seja, os clientes estão sendo lesados em relação a qualidade dos serviços disponibilizados por esta empresa. Estão esquecendo que primeiro deve estar o cliente, já que sem clientes não pode existir fornecimento de Energia Elétrica. São os clientes que proporcionam seus altos lucros, os mesmos devem ser tratados com dignidade e respeito, coisa que não está existindo em Ipirá.

Lei neles, senhores promotores! Eis aí um bom e especial motivo para o Ministério Público observar se o Código de Defesa do Consumidor permite tal prática. Corte de energia sem o aviso prévio é desrespeito às leis vigentes, o usuário deve ter o aviso de corte de energia de pelo menos 48 horas. Corte sem aviso prévio, causa prejuízos e vexames e só quem lucra é a COELBA que ganha pela religação. 

Quem cala consente. Faça a sua parte. Se a sua energia elétrica for cortada sem o recebimento de aviso prévio, aviso este entregue em separado e assinado pelo destinatário, reclame por seus direitos, procure um Advogado e acione judicialmente a empresa, procure as autoridades competentes, reclame na Câmara de Vereadores, no Ministério Público do Município, nos meios de comunicação, vamos mostrar que temos leis que protegem o consumidor, somos um povo esclarecido, honesto e trabalhador e que merecemos ser tratados com respeito e dignidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens