8 de março de 2013

BOLSAS DE ESTUDOS E FINANCIAMENTOS PARA AS UNIVERSIDADES E ESCOLAS TÉCNICAS: VEJA COMO ACESSAR

Conheça algumas opções bolsas e incentivos do governamental e particular para acesso à programas de bolsas de estudos ou financiamentos à longo prazo.

1 - PROUNI é o programa do Governo Federal

o que é o Prouni?
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola, os estudantes com deficiência e os professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Pode ser candidato ao Prouni 1º/2013 o estudante que tenha participado do Enem de 2012 e alcançado no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. O candidato deve, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudo, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.
Veja como se inscrever: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php#prouni_enem
2 - EDUCA MAIS BRASIL
O QUE É?
O Educa Mais Brasil é UM programa de inclusão educacional e está há 10 anos no mercado permitindo que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso a instituições de ensino particulares, no ensino superior ou básico, através de bolsas de estudo parciais.


O programa tem parceria com mais de 2.500 instituições - entre universidades, centro universitários, faculdades e escolas – que disponibilizam bolsas de 50% para o ensino básico e cursos de graduação e pós-graduação presenciais. Para cursos à distância (EAD) o valor da bolsa varia entre 30% e 45%.

Mais de 150 mil alunos já foram beneficiados pelo Educa Mais Brasil, que vem investindo na formação completa e de qualidade de indivíduos que irão construir uma carreira e certamente farão a diferença na consolidação de um país mais justo e desenvolvido.

O Educa Mais Brasil é o programa de bolsas de estudo do Instituto Educar.

Veja como se inscrever! 
http://www.educamaisbrasil.com/Default.aspx


3 - FIES - FINANCIAMENTO DO GOVERNO FEDERAL


O QUE É?

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Veja como concorrer: http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens